xxxx
X

Ventosa Dinâmica monitorada por Datalogger com tecnologia 3G - 4.0

“Uma Ventosa Monitorada por Datalogger com 3G nos proporciona compreensão e visão instantânea para a região onde a válvula foi instalada. O monitoramento em tempo real nos permite verificar se as pressões disponibilizadas estão de acordo com as definições de projeto e identificar eventuais anomalias no sistema de distribuição, tais como, picos de pressões e falta de água. Além destes benefícios, com a instalação destes dispositivos, podemos obter informações sobre a recuperação do sistema de distribuição local em tempo real.” Antonio Pina, Tecnólogo – MLEA, Unidade de Negócio Leste – ML

Foi possível verificar o funcionamento da ventosa atuando tanto na ocorrência de pressões negativas quanto na atenuação de ondas de choques (transientes hidráulicos).

O Problema

Atualmente, as regiões são submetidas ao modo operacional denominado Gestão das Pressões Noturnas – GPN, onde a partir de determinado horário as pressões noturnas são reduzidas.

Este modo operacional, com a redução acentuada no fornecimento de água, pode acarretar inúmeros efeitos como:

  • Elevadas perdas de carga, causadas pela presença de bolsões de ar depositados, nos pontos mais altos das redes de distribuição e também ao longo do sistema de distribuição. Esse fato implica na diminuição das vazões transportadas;
  • Sobrecarga nos sistemas de bombeamento, devido ao aumento das alturas manométricas necessárias para transpor os bolsões de ar formados nos pontos de queda das pressões. Reduzindo as vazões e aumentando o consumo de energia elétrica;
  • Riscos de geração de transientes hidráulicos em decorrência da movimentação das bolsas de ar presentes no sistema. Esse fato pode acarretar ruptura e colapso de tubos, deslocamentos de juntas das tubulações e oscilações bruscas das pressões nos pontos de consumo;
  • Excesso de tempo para recuperação dos sistemas, podendo acarretar desabastecimento para as regiões mais elevadase/ou mais distantes dos reservatórios setoriais.
  • Possibilidade de contaminação da água, causada por retrossifonagem, tendo em vista a eventualidade do surgimento de pressões negativas, no interior das tubulações.

Estudo de Caso

Ao analisar os motivos causadores das frequentes falhas e danos à relojoaria do hidrômetro de uma ligação de água, localizada em um nível intermediário, entre o ponto mais alto e o ponto mais baixo de uma região abastecida por sistema de bombeamento, observou-se que as variações das pressões geravam danos ao medidor de vazão e, consequentemente, ocasionava frequentes trocas do mesmo.

O problema foi resolvido com a instalação de uma sequência de ventosas da ARI-AQUESTIA modelos D 040 P e D-070, ao longo da linha primária. Essa ação promoveu a recuperação de pressão da ordem de 10 mca para os momentos mais críticos do dia.

A Sabesp ML, em parceria com as empresas ARI-AQUESTIA e a empresa LWS Saneamento instalou nesta mesma alça do setor uma VENTOSA DINAMICA , modelo D 070 Dn 100 mm, acoplada a um DATALOGGER modelo Transilog, com tecnologia 3G 4.0, com capacidade para registrar pressões negativas e transiente hidráulico, realizando o monitoramento dos horários de abertura e fechamento da ventosa,
permitindo a identificação do comportamento das pressões disponibilizadas para a região, bem como o registro das possíveis pressões transitórias e com transmissão de dados por meio de telemetria.

Esta instalação, ocorrida em março/22, proporciona ao operador do sistema a verificação das mais sensíveis alterações no sistema de distribuição de água para a região.

Datalogger

O Resultado

A partir da instalação da ventosa, constatou-se de imediato um melhor desempenho do sistema, evitando-se a ocorrência de pressões transitórias, tendo em vista o fechamento lento e gradual do diafragma da ventosa. A transmissão de dados em tempo real, por meio do data-logger, facilitou a análise das pressões disponibilizadas para a região.

Foi possível verificar o funcionamento da ventosa atuando tanto na ocorrência de pressões negativas quanto na atenuação de ondas de choques (transientes hidráulicos).

Além dos benefícios acima citados, observa-se a rápida recuperação do sistema de abastecimento local, após a retomada dos parâmetros da estação elevatória que abastece a região.

Por fim, podemos identificar que houve redução significativa o número de reclamações motivadas por intermitência no abastecimento ou mesmo falta dágua.

Cassio de Lima, Diretor Comercial da LWS disse:

"Cada ventosa e Dataloggers é capaz de identificar um problema dentro de uma área alvo muito pequena, o que é muito mais preciso do que a tecnologia atual permite. O conjunto Ventosa, Datalogger nos dá uma compreensão e visibilidade muito maiores do que está acontecendo em algumas das áreas mais propensas a arrebentamentos e contaminação. Ao instalar esses dispositivos, potencialmente ajudaremos nossos técnicos da área de distribuição a economizar milhões de litros de água desperdiçados, o que melhorará nossa sustentabilidade hídrica.”

David Bery, Diretor de Vendas da Aquestia, acrescentou:

“A Sabesp Leste adotou a nova tecnologia não apenas para reduzir a ocorrência de arrebentamentos, mas também para melhorar a capacidade de reagir mais rapidamente quando novos alarmes de pressões negativas aparecerem, reduzindo o tempo de execução entre a ocorrência de um vazamento e o reparo. Este será um fator chave para ajudar a Sabesp Leste com sua meta desafiadora de redução de vazamentos nos próximos 5 anos.”

Cliente:
Sabesp

Fornecedores – produtos:
HWM
Aquestia

Fale Conosco

X